sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Eventos lembram os 122 anos de nascimento de Cora Coralina

O Senado faz uma justa homenagem pela passagem do 122º aniversário de nascimento da poetisa e contista goiana Ana Lins dos Guimarães Peixoto Brêtas, a Cora Coralina,   segunda-feira (22). A programação começa às 14 horas, com discursos dos parlamentares em plenário. Familiares da escritora falecida em 1985 também participam. A única filha viva de Cora, Vicência Brêtas Tahan, de 84 anos, declamará poesias.

Às 16 horas acontece uma mesa-redonda no auditório Antônio Carlos Magalhães, do Interlegis, com Clóvis Brito, autor da biografia “Cora Coralina: Raízes de Aninha”, e Paulo Salles, professor da Universidade de Brasília (UNB). Além do debate sobre a vida e a obra de Cora haverá a exibição de um documentário retratando a trajetória da escritora, e uma apresentação da atriz Lilia Diniz. A palavra será aberta à plateia.

Já às 18 horas será inaugurada uma exposição sobre a trajetória da escritora, na Biblioteca do Senado. Composta de livros, manuscritos e um documentário, a mostra  prossegue até o dia 30 de agosto.

Doceira de profissão, Cora, que cursou apenas até a 3ª série do ensino primário, começou a escrever aos 14 anos, mas somente aos 76 anos publicou seu primeiro livro “ O Poema dos Becos de Goiás e Estórias Mais".

A iniciativa dos eventos é do senador Rodrigo Rollemberg (PSB/DF).

Nenhum comentário: